Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
Informações Diversas

 

> Localização
> Como chegar a Cárquere
> Gastronomia
> O Milagre de Cárquere


[Topo]
Localização

A muito portuguesa freguesia de (Santa Maria de) Cárquere situa-se, geograficamente, no centro do concelho [=prefeitura (BR)] de Resende [de Portugal] e faz parte do distrito de Viseu, da diocese de Lamego, da Região Norte e da província do Douro Litoral. Situa-se na margem sul do Rio Douro, a cerca de 90 km do Porto (contando com as curvas!), a cerca de 60 km de Viseu e a cerca de 30 km de Lamego.

Toda a freguesia fica situada na inclinada vertente norte da Serra do Montemuro, entre altitudes aproximadas de 250 m a mais de 940 m, incluindo alguns outeiros e o vale do Ribeiro de Carcavelos, além de outros pequenos ribeiros. Todo o terreno é granítico.

O povoamento é disperso. As paisagens são dominadas pelo emparcelamento rural excessivo, em socalcos com ramadas de videiras assentes nas paredes. Como acontece em paisagens minhotas, ao longo do ano a vegetação muda de cor, por ser grandemente de folha caduca (videiras, castanheiros, cerejeiras, nogueiras etc.) e por causa das atividades agrícolas. Em toda a parte superior da encosta situa-se uma mata natural, na qual predominam visualmente os pinheiros bravos, e que proporciona bons locais para a meditação e para tirar fotografias.

As atividades predominantes são a agricultura, a pecuária, a construção civil e algum comércio. Os produtos agrícolas são, essencialmente, milho, trigo, batatas, vinho verde, produtos hortícolas e frutas diversas (maçãs, pêras, pêssegos, castanhas, cerejas, figos, azeitonas, nozes, ameixas, caranguejos, dióspiros etc.). No vale do Ribeiro de Carcavelos, vários moinhos de água ainda fornecem farinha de milho e de trigo.

Embora a freguesia seja predominantemente rural, o lugar da Granja, situado no fundo da encosta, é urbano e faz parte da sede do concelho [=prefeitura (BR)].

As temperaturas variam entre cerca de 20º C e 30º C, durante o verão, e entre cerca de -1º C e mais de 10º C, durante o inverno. O tempo é instável, sendo frequentes a chuva, a trovoada, o granizo, o nevoeiro e os melancólicos dias de céu nublado. Só em alguns anos é que a neve cai, mas só derrete ao fim de alguns dias, quando vem a chuva.

A população é pacífica, acolhedora, comunicativa, ciosa das suas tradições e católica tradicional.

O que resta do antigo mosteiro situa-se num outeiro, no centro da freguesia. Desde a Idade Média, neste outeiro não se situa nenhuma povoação. Cárquere é apenas o nome da freguesia inteira; não é o lugar de nenhuma povoação específica.

 


 

[Topo]
Como chegar a Cárquere

Como este local se situa no muito tortuoso vale do Douro, as estradas que conduzem até aqui não têm retas! O que proporciona tanta diversidade de paisagens particulares é, afinal, uma muralha natural difícil de derrubar por meios humanos!

Os meios de transporte para quem visitar este local são, invariavelmente, o automóvel particular ou os autocarros das excursões.

O lugar do mosteiro situa-se a cerca de 6 km da sede do concelho, a cerca de 10 km da estação de comboios da Ermida (que faz parte da Linha do Douro), a menos de 20 km do IP 3 e a pouco mais de 30 km da autoestrada A4.

Se usar um meio de transporte rodoviário, deixamos-lhe aqui algumas propostas mais aconselhadas de itinerários:

  • Para quem vem do Centro ou do Sul:
    • >Viseu >Castro Daire >direção de Lamego >saída em Bigorne (antes de chegar a Lamego) >direção de Resende >Cárquere. (De Bigorne a Cárquere, estrada camarária alcatroada, mas estreita, de inclinação acentuada e com muitas curvas!)
  • Para quem vem do Norte:
    • >Amarante >EN 101, na direção de Mesão Frio e de Peso da Régua > saída para Santa Marinha do Zêzere (antes de chegar a Mesão Frio) >Ponte da Ermida >Resende >Cárquere (Da saída para Santa Marinha do Zêzere a Cárquere, estrada camarária alcatroada, mas estreita, de inclinação acentuada e com muitas curvas!);
    • >Marco de Canaveses >Baião >Santa Marinha do Zêzere >Ponte da Ermida >Resende >Cárquere (De Baião a Cárquere, estrada camarária alcatroada, mas estreita, de inclinação acentuada e com muitas curvas!);
    • >Vila Real >Peso da Régua >Mesão Frio >direção de Santa Marinha do Zêzere >Ponte da Ermida >Resende >Cárquere.
Localização da nossa sede social no Google Maps
 

[Topo]
Gastronomia

Embora seja, evidentemente, discutível, por aqui são considerados «pratos tradicionais»:

  • o anho assado com arroz do forno, cozido preferencialmente em alguidares de barro preto;
  • o «basolaque», cozido numa lareira, em panelas de ferro, e que é feito com pão de trigo e carne («miúdos») de cordeiro;
  • o arroz de «vessada», que contém feijão, focinho de porco, orelheira de porco e salpicão;
  • os painços (com chouriça);
  • o leite com botelha (=abóbora);
  • o caldo de castanhas picadas;
  • a bola de milho (com carne);
  • o arroz de vinha d'alhos;
  • os formigos;
  • o farrapo velho;
  • a açorda de carne;
  • a jorna;
  • as batatas de sarrabulho;
  • as papas de milho ou de trigo
  • e as papas com «ventrulho».
A carne dos pratos tradicionais é quase toda de produção caseira. O fumeiro e o presunto ainda são tratados segundo os métodos tradicionais.

As afamadas «cavacas de Resende», as «falachas», os «rosquilhos» e as «torradas de Felgueiras» são os doces típicos. Segundo a tradição, as primeiras cavacas de Resende terão sido feitas em Corvo, uma das povoações da freguesia de Cárquere.

 

[Início]
Free Web Hosting